domingo, 5 de maio de 2013

Moqueca de Bacalhau D.João VI.


O PIONEIRO DA NAÇÃO
Imagem de dom João VI. Em seu reinado, o Brasil se abriu ao comércio mundial, ganhou o primeiro teatro e passou a ter livros e imprensa.

Um pouco da história e importância desse monarca  sempre descrito como fanfarão, bonachão e submisso aos caprichos da Carlota Joaquina. Era na verdade um homem à frente do seu tempo, inovador, curioso e revolucionário.
O Passeio Público de Salvador,Bahia  localiza-se ao lado do Palácio da Aclamação.
Foi inaugurado em 1810 pelo 8º Conde dos Arcos.
Além de trazer transformações no jogo econômico, o governo de Dom João VI empreendeu outras mudanças. No Rio de Janeiro, adotada como capital do Império foi promovida diversas modificações. Uma Biblioteca Real foi construída e o primeiro jornal do país foi criado. Novos prédios públicos foram criados como a Casa da moeda, Banco do Brasil, a Academia Real Militar e o Jardim Botânico.
Em 1808, dom João autorizou à impressão de livros, documentos e jornais no Brasil. A instituição da “Impressão Régia” foi um passo decisivo para a dispersão de ideias, informação e cultura no país, ainda que a maioria da população fosse analfabeta. Foi também dom João quem fundou o primeiro teatro no Brasil, então Teatro S. João (hoje Teatro João Caetano), no Rio de Janeiro.

Vamos à receita?
Ingredientes:
Moqueca de bacalhau  no fogo.

à400 gramas de bacalhau dessalgado e desfiado.
 è Um dente de alho amassado.
 è Duas colheres de (sopa) de suco de limão.
 è Uma colher de (sopa) de sal light.
 è Um maço de coentros.
 è Um tomate grande cortado em gomos finos.
 è Uma cebola picadinha.
 è 200 ml de leite de coco.
 è 100 ml de azeite de dendê.
 è Uma colher de (chá) de azeite de oliva.
 è Uma xícara de (chá) de ervilha escorrida.
Acompanhamentos:

Moqueca, arroz e o pirão d'água.
   Arroz branco e pirão d’água. 
   Ingredientes do pirão d’água:
 è Duas xícaras de farinha de mandioca.
 è ½ litro de água fervente.
 è  Tablete de caldo de galinha ou um sachê de tempero ervas (qualquer tempero que não interfira no sabor do peixe).
 è Um pouco de salsinha.
Modo de preparar:
       è Coloque o bacalhau em uma frigideira ou panela de barroà misture o alho, sal e o suco de limão e o azeite de olivaà envolva bem o bacalhau com o temperoà coloque o coentro picadinho e a cebola misturando bemà o leite de cocoà decore com os tomatesàdeixe marinar por +/- cinco minutosà leve ao fogo altoà quando começar a ferver baixe o fogo e cozinhe por cinco minutosàantes de chegar aos cinco minutos, regue com o azeite de dendê.
 è Pirão d’águaà prato bem fundo coloca a farinha de mandiocaàvai derramando aos poucos a água fervente com um tablete de caldo dissolvidoàVá mexendo e colocando à água até atingir a textura de um creme.

Um comentário: